Boiadeiro de Berna-Historia da Raça

Boiadeiro de Berna-Historia da Raça

A boiadeiro de Berna (em francês: bouvier bernois) ou (em alemão: dürrbächler), também chamada de montanhês, é uma raça canina de trabalho originária do cantão de Berna, na Suíça.
O Boiadeiro de Berna é uma das quatro variedades de cães montanheses suiços, de aparência aristocrática e linhagem antiga.Era utilizado como cão de tração pelos tecelões do cantão de Berna, onde era comum vê-lo puxando vagões de cestas para o mercado local.
É considerada a raça mais bem sucedida das tricolores, já que estabeleceu-se satisfatoriamente por toda a Europa e América do Norte como cão de companhia, apesar do tamanho e de alguns exemplares apresentarem-se agressivos. Fisicamente, pode atingir os 44 kg e os 70 cm de altura. Devido a cruzamentos artificiais, certa porcentagem dos boiadeiros de Berna vem apresentando câncer nos ossos e mastocitomas. Devido a este problema, sua expectativa de vida está entre as mais baixas para um canino, por volta dos sete anos.
Eles foram levados para a Suiça, há cerca de 2.000 anos pelos soldados romanos. Em 1907, foi fundado um clan especializado, quando a raça começou a ganhar popularidade como cães companheiros, diferente do seu passado. De pêlo longo, muito elegante, de cor preta, com marcações em marrom e brancas no peito, focinho, membros e ponta da cauda. É altamente desejável que os cães Bernesianos possuam pés marcados de branco, a ponta da cauda em branco e uma máscara de branco puro, assim como marcações semelhantes a estrelas no peito.
É extremamente resistente, muito afetuoso e fiel. Afeiçoando-se a alguém, jamais perde esta afeição. Não faz amizades com estranhos.
É de utilidade. Seu tamanho varia entre 58 e 70 cm nos machos e 53 e 63 cm nas fêmeas.
Hoje, o Boiadeiro Bernês é conhecido e apreciado no mundo inteiro, graças  a sua pelagem tricolor e sua adaptabilidade e socialidade em família.
Descrição
CABEÇA - forte
CRÂNIO - plano e sulco frontal pouco definido.
STOP - bem marcado sem ser pronunciado demais.
OLHOS - amendoados, castanho escuros, pálpebras ajustadas.
ORELHAS - tamanho médio, inserção alta, triangulares e pendentes.
FOCINHO - forte e reto.
TRUFA - preta.
LÁBIOS - pouco desenvolvidos.
MORDEDURA - em tesoura, dentadura completa: 42 dentes.
TRONCO - Curto
PESCOÇO - comprimento médio, forte, musculoso.
DORSO - firme e reto.
LOMBO - musculoso.
PEITO - bem desenvolvido, profundidade mínima até o nível dos cotovelos. Antepeito bastante pronunciado. Garupa larga, forte e musculosa, ligeiramente arredondada.
MEMBROS OMBROS - escápulas longas, fortes e oblíquas.
ANTERIORES - retos, paralelos e bem musculados. Metacarpo ligeiramente inclinado.
POSTERIOS - coxas bastante longas. Pernas bem anguladas, largas e fortes. Visto de trás, posteriores retos e paralelos. Sem ergôs.
PATAS - curtas, arredondadas, com dedos fechados.
CAUDA -Cheia, pendendo até o jarrete, elevando ligeiramente o terço distal.
MOVIMENTAÇÃO -Suave e com bom alcance, regular em todos os tipos de movimentação.

galeria de fotos

















Boxer-Historia da Raça
proxima raça - Boxer-Historia da Raça
                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário