Dachshund-História da Raça



Dachshund-História  da Raça



CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

A história do Dachshund (ou Teckel) é bastante antiga e segundo alguns historiadores, a raça
surgiu há cinco mil anos, tendo sido encontrados seu nome e imagem gravados na tumba de um faraó. De qualquer forma, o primeiro registro seguro da raça aparece em 1561, num livro de gravuras onde o Dachshund aparece de maneira inconfundível em sua estrutura física. O primeiro registro oficial foi feito na Alemanha em 1888.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Também conhecidos como "salsicha" ou "linguicinha", os cães dessa raça são baixos, compridos e possuem pernas curtas. Tem como origem o cão Basset.
É uma raça de cachorro de origem alemã. Foi criada com o objetivo de caçar pequenos animais roedores.
Possuem o olfato bem apurado, característica importante para a prática da caça.
Os cães adultos desta raça pesam entre 7 e 11 quilos. Uma das características mais marcantes dos Dachshunds é a cor. São
sempre brancos com machas pretas ou castanhas. Os pelos desta raça são soltos, podendo ser encontrados em 3 variedades (liso, duro e longo). As cores de pelagem mais comuns encontradas são: vermelho; preto e bronze; somente preto e também malhado. As orelhas são caídas e compridas. Os olhos dos dachshunds são de tamanho médio com formato oval.Possuem peito tipo barril.

CUIDADOS COM A SAÚDE DA RAÇA DACHSHUND

Em média, os cães da raça Dachshund podem viver cerca de 12 anos. Eles têm alguns problemas de saúde específicos, principalmente devido a suas longas costas. Seja o tamanho padrão ou o miniatura, eles terão os mesmos problemas.
O Dachshund enfrenta alguns problemas típicos de raças de cães baixos (como o Basset Hound), entre eles tendência à obesidade e problemas de coluna.
A obesidade pode ser controlada fornecendo ao cão alimentos em quantidade adequada (procure um veterinário para definir esta medida) e fornecendo uma quantidade satisfatória de exercícios.
Quanto aos problemas de coluna, que muitas vezes estão associados à obesidade, deve-se impedir que o Dachshund salte de lugares altos e/ou ande em pisos escorregadios. Entre os mais comuns estão:
É importante prestar atenção na dieta do seu Dachshund, pois qualquer peso extra coloca mais pressão sobre a coluna vertebral, e estes cães estão predispostos a ter problemas em suas costas. O exercício físico regular deve ser uma parte sempre presente na rotina do seu cachorro Dachshund.
A raça também é propensa a ter a doença do disco intervertebral. Este é um dos problemas de saúde mais comuns do Dachshund. A criação seletiva de pais que não mostram nenhum sinal da doença é uma forma que os criadores encontraram para evitar essa doença. Em casos menos graves, existe uma possibilidade de recuperação através do tratamento com remédios e descanso completo. A cirurgia também é uma opção em casos mais graves.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Os dachshund são cães corajosos, protetores e também muito ciumentos. Tem ciúmes do dono e também dos outros integrantes da família.Adaptam-se muito bem no ambiente familiar,
mantendo bom relacionamento com adultos e crianças. São ótimos como cães de companhia. Costumam apresentar alterações de humor. São obstinados, afetuosos, amigáveis e adoram brincar. Os cães desta raça possuem boas habilidades (faro, rapidez e perseguição) para caça, capturando facilmente animais de pequeno porte (ratos, coelhos pequenos, texugos, lagartos, etc.) e também pássaros que estejam ao seu alcance. Podem incomodar a vizinhança, pois possuem latido alto e bem forte.

CURIOSIDADE




Em alemão, seu nome significa "cachorro texugo".






GALERIA DE FOTOS


























Nenhum comentário:

Postar um comentário