Galgo Afegão -História da Raça



Galgo afegão (em afegão:, سگ تازی افغان) é uma raça canina originária do Afeganistão. Oriundo das montanhas dessa nação, chegou à Inglaterra em 1900, como cão de exposição. É considerado um animal caçador, de perseguição, embora seja popular como um glamuroso canino de competições de beleza. Em estudo realizado por Stanley Coren, é considerado o cão que menos responde aos comandos de obediência, ocupando com isso a última posição na publicação A Inteligência dos Cães ainda que seja uma das raças caninas mais antigas que se tem notícia.
Com raízes que datam do tempo dos faraós egípcios, o Galgo afegão é uma raça antiga derivada do grupo dos Sighthounds do Oriente Médio. Apesar de raízes tão ilustres, a maior parte do desenvolvimento do Galgo afegão é resultado de sua utilização por tribos nômades como um cão corredor capaz de trazer carne de lebre e de gazela para a panela. Os cães costumavam caçar com a ajuda de falcões, treinados para se lançar nas pedreiras.
Gerações de caçadores no difícil terreno montanhoso do Afeganistão produziram um cão rápido que também possuía uma boa dose de resistência, mas que acima de tudo, tinha agilidade e uma incrível capacidade para saltar. Sua longa pelagem o protegia do clima frio. Esses cães ficaram isolados por séculos, escondidos nas montanhas impenetráveis do Afeganistão. Sua popularidade cresceu lentamente, e o cão atraía principalmente por seu aspecto glamoroso. Sua popularidade exposições cresceu mais rápido com o Galgo Afegão se tornando rapidamente um dos mais competitivos e glamorosos cães das exposições. Nos anos 70, o Galgo Afegão se tornou a raça da moda, mas desde então diminuiu sua popularidade.

Galeria de Fotos

















Nenhum comentário:

Postar um comentário