American Pit Bull Terrier-Historia da Raça


American pit bull terrier

Origem do nome
O nome "american" refere-se a nacionalidade americana da raça; a palavra "pit" é de origem inglesa e significa "fosso", pois assim eram chamados as arenas onde os cães lutavam; o "bull" foi herdado de seu ancestral, o Old English Bulldog, que recebeu esse nome pelo fato desses cães terem sido utilizados no Bull-baiting; o nome "terrier" foi herdado dos seus ancestrais terriers, e é uma palavra originária do Latim e significa "terra", pelo fato dos cães terriers terem sido utilizados para caçar animais de pequeno porte, cavando tocas na terra.


Reconhecimento
Atualmente, no Brasil, a raça é reconhecida oficialmente pela SOBRACI e pela CBKC.
Nos Estados Unidos é reconhecida por entidades como a ADBA (American Dog Breeders Association) e a UKC (United Kennel Club). O primeiro registro da raça ocorreu em 1898 na UKC com um cão chamado Bennett's Ring.No Brasil é mais conhecido apenas como "Pit Bull".

História e origem da raça
O American Pit Bull Terrier foi uma raça desenvolvida no começo do século XIX na Europa pelos ingleses. Na Inglaterra os Antigos Bulldogs (Old English Bulldog) eram usados em "esportes sangrentos", como o Bull-baiting, onde um touro era preso por uma corrente e dois ou mais cães eram soltos sobre ele, isso acontecia também com ursos e outros animais. combate entre cães e touros.
Bull-baiting Em 1835, com a proibição do Bull-baiting (luta entre cães e touros) começaram a usar os Bulldogs na briga entre cães. Notaram que neste tipo de combate o Antigo Bulldog carecia de mais agilidade. Então cruzaram o Antigo Bulldog
Inglês com os já extintos Terriers de tipo atlético (possivelmente o White English Terrier, Terriers rateiros, o Blue paul Terrier, etc), o que combinava agilidade e força física, daí surgiu o Bull-and-Terrier (Half-and-Half), selecionado por sua tenacidade e habilidade de combate.

American Pit Bull Terrier, Colby's Twister, de 1903
O Bull-and-Terrier foi levado, pelos imigrantes ingleses e irlandeses, por volta do ano 1870, para os Estados Unidos, onde a raça começou a ser desenvolvida com mais intensidade, se tornou extremamente popular e amada e passou a ser chamada de Pit Bull Terrier.
Em 1898 o United Kennel Club (UKC) reconheceu o primeiro exemplar da raça, já com o nome de American Pit Bull Terrier, e em 1909 foi fundado nos Estados Unidos a ADBA(American Dog Breeders Association), uma associação exclusiva de criadores de cães raça American Pit Bull Terrier.

Atualmente, na medida do possível, tenta-se manter o American Pit Bull Terrier no formato original com o incomparável e exclusivo Gameness, que é uma das principais características da raça, seguido de força muscular, agilidade e resistência. Sua força é desenvolvida tanto para deslocamentos horizontais como corridas, quanto verticais como saltos e escaladas em árvores. Possui grande resistência orgânica e raramente fica doente. É capaz de correr durante muito tempo sem se cansar e é tão determinado que quando tem uma tarefa a cumprir raramente desiste.
Atenção: a rinha é classificada como Crime de crueldade aos animais (art. 32 da Lei 9.605/98) com pena de 3 meses a 1 ano de detenção e multa.


Cores de pelagem
Várias cores são aceitas, desde o chocolate, branco, preto, até as variações de tigrado, azul, dourado, lilás(lilac), com exceção da cor nerle.
Observação: Cães com albinismo são desqualificados.
Cor de olhos: Todas as cores são aceitas exceto o azul. Exemplares possuindo um olho de cada cor são desqualificados.
Peso e altura
A proporção correta entre peso e altura é mais importante. Mas é preferível de 45 a 55 cm na altura da cernelha (sendo as fêmeas mais baixas do que os machos); e peso de 15 a 28 Kg para machos adultos e de 13 a 25 kg para fêmeas adultas.[de acordo com o padrão UKC]

O Pit Bull e o Preconceito
Mencione as palavras “Pit Bull”, e um intenso debate é quase inevitável. Reprodução sem
escrúpulos por cidadãos sem princípios, relatos negativos sensacionalistas (e geralmente falsos) da mídia, e antigos mitos em torno desses tipos de cães levaram a sua difamação. Alguma pessoas, em resposta a percepções equivocadas sobre a raça, acreditam que todos os Pit Bulls devem ser temidos e promovem o banimento dessa raça. Mas existem muitos defensores dos Pit Bulls, profundamente dedicados a proteger esses cães, pois conhecem a verdade e sabem que os Pit Bulls não merecem tal castigo provocado por erros humanos.
Outras raças de cães já passaram pelo mesmo processo e provavelmente outras virão para substituir o Pit Bull. Parece ser um ciclo sem fim, mas que pode ser interrompido através do 
  conhecimento.
Galeria de Fotos

















Nenhum comentário:

Postar um comentário