Pequeno basset griffon da Vendeia-História da Raça



Pequeno basset griffon da Vendeia

País de origem França

A pequeno basset griffon da Vendeia (em francês: petit basset griffon Vendéen) é uma raça classificada como otimista e alerta. É o menor cão entre os bassets da região francesa da Vendéia. Saído do país de origem, tornou-se popular na América do Norte e no Reino Unido como um bom animal de companhia. De adestramento considerado fácil, pode atingir os 18 kg, tem pelagem que requer cuidados mais atentos, os olhos grandes e escuros e as orelhas grandes.

Este cão à muitos anos segue o padrão dos Basset, sendo que a única diferença é o seu tamanho. Inicialmente o resultado não era o desejado, pois o peso acabava por ser o mesmo, independentemente do seu tamanho. Contudo, Abel Dezamy conseguiu criar um padrão perfeito. Deixou de ser apenas um cão diferente pelo tamanho, mas todas as características físicas foram reduzidas proporcionalmente mas com as mesmas aptidões que qualquer outra Basset.

É um óptimo cão de caça e um excelente cão doméstico, nunca misturando as duas coisas. É um animal que simplesmente adora a caça e todas as suas derivantes. Quando dizemos que ele não mistura as duas coisas, quer dizer que apesar da sua bravura e valentia durante a caça, em casa é um animal bastante devotado e dócil. Acaba por ser inclusive algo independente, não necessitando de tantos cuidados como alguns cães.

É um cão irrequieto mas com um corpo bem definido, sendo que é algo comprido para o seu tamanho. O seu pêlo acaba por ser curto e rijo e a cauda fica igualmente firme e quase nunca repousada. O seu olhar mostra qualidades como inteligência e a vivacidade que tem. As suas orelhas, apesar de pequenas e ao descoberto, têm muito pêlo comprido, o que é uma forma de as proteger.





                                                              GALERIA DE FOTOS
































Nenhum comentário:

Postar um comentário