Cocker Spaniel Inglês e Americano-História da Raça

Raça Cocker spaniel inglês

O cocker spaniel inglês (em inglês: English Cocker Spaniel) é um cão de uma raça de porte médio.
Apesar do nome, seu surgimento deu-se na Espanha, local onde levantava aves do mato ou pântano para que fossem abatidas e depois recolhidas. Chegados à Inglaterra e ao País de Gales, foram usados até 1800 para caçar galinholas. Ali, passaram a serem chamados de cocker spaniel - a origem do inglês moderno. Apesar de haver achados de pinturas representando animais de Filipe II da Macedónia parecidos com estes cães, acredita-se em três hipóteses: surgiram na Espanha; foram criados por John Dudley, Duque de Northumberland, para o Rei Henrique VIII; ou apareceram em 1570, no livro de John Caius, que descreveu 22 raças, colocando-os como usados na falcoaria. A partir do século XVII, o desenvolvimento destes cockers seguiu uma linha mais clara. Primeiramente pela palavra spainel ter sido aceita, em particular na Inglaterra, onde foi considerado raça especificamente inglesa.
Conhecido por ser um dos favoritos cães de estimação no mundo, é geralmente escolhido devido a sua aparência - de cabeça arredondada, orelhas grandes, moles e caídas e os olhos redondos, que personificam companheirismo - e pelagem, farta e existente em mais trinta combinações de cores.
Ainda criados para o trabalho, cujos exemplares são fisicamente diferentes - corpo mais curto, orelhas menos oscilantes e o desejo pelo trabalho -, são ainda usados em exposições de raças. Modernamente, ser um cão para surdos é uma de suas principais funções enquanto trabalhador. Um dos mais populares cockers, também é prejudicado por cruzamentos indiscriminados: apresenta aumento de problemas cutâneos e oculares, hipertireodismo, câncer e cardiopatias, além dos comportamentais. Além de todos os cuidados habituais que se deve ter com um animal de estimação - alimentação, higiene e saúde -, o cocker requer particular atenção com suas orelhas: grandes e com pelagem abundante, entram nas vasilhas d'água, o que gera otite e odor forte.
Cão ativo, que pode chegar aos 15 kg, tem seu adestramento classificado como fácil e a predileção por nadar.  Cocker Spaniel Inglês se diferencia do americano por seu tamanho e tipo de cabeça. Ele pesa entre 12 e 16 kg. É compacto e bem equilibrado com a cabeça bem esculpida e bom faro. Seus olhos são escuros e brilhantes e expressam sua inteligência e amabilidade. É um cão de corpo bem conformado e compactado. Sua altura varia de 38 a 41 cm. Sua pelagem é lisa e sedosa. Se apresenta nas cores - sólidas, particolores e ruões.

No século XIX todos os Spaniel eram considerados um mesmo grupo. Com o tempo cada um foi se especializando, os grandes se cruzavam com os grandes e os pequenos com os pequenos até que se fixou o tipo. O KCGB reconheceu a raça em 1892. O Cocker Spaniel é um bom caçador, esperto e enérgico com grande instinto e sensibilidade para a caça.





A história do Cocker Spaniel Americano


Confundiu-se com a do Cocker Spaniel Inglês (que é considerado mais popular no mundo) até o final do Século XX, mas a partir daí teve evolução própria. A raça surgiu, oficialmente, em 1946, mas desde 1880, criadores americanos e canadenses buscavam exemplares diferentes dos Cockers tradicionais. Nos EUA, é chamado simplesmente de Cocker, apesar da raça inglesa ser mais conhecida e é a 4ª raça mais registrada lá. Os Spaniels são cães de caça com ancestrais de provável origem egípcia, desenvolvidos na Península Ibérica. Entraram na América acompanhando imigrantes desde 1620 e por importações no Século XX. Tornaram-se apreciados pela habilidade de "levantar" aves para o caçador, por sua disposição e capacidade de adentrar terrenos com vegetação de difícil acesso, velocidade em campo aberto e agilidade ao nadar, qualidades que o Cocker inglês também possui.
Temperamento
O Cocker americano é um cão carinhoso, equilibrado, dócil, amigável, afetuoso, extrovertido, sociável, um tanto quanto preguiçoso, muito comilão, sem nenhuma timidez e principalmente companheiro. Trata-se de uma raça bem resistente, raramente ficando doente. Os cuidados maiores são com a pelagem, que necessita uma tosa mensal e banhos semanais. Embora muito peludos, não soltam muito pêlo. Vive muito bem em apartamentos.
Diferenças

É confundido com uma certa freqüência com o Cocker inglês, apesar de ter diferenças bem
marcantes. A criação americana voltou-se para a caça em pântanos, conferindo-lhe um porte menor, mais prático para o transporte em barcos. Para nadar com mais eficiência as patas aumentaram para se obter maior empuxo e o focinho foi encurtado e tornou-se levemente "arrebitado" visando diminuir o esforço ao carregar a presa abocanhada. A pelagem apresentou-se mais longa e densa
(principalmente nas patas e barriga). Resultou assim bastante diferente do Inglês, apesar de terem algumas mesmas qualidades, desenvolvido em paralelo na Inglaterra para a caça a pé, em terreno mais firme. Tantas foram as mudanças que, em 1936, o American Kennel Club considerou-os variedades diferentes e reconheceu-os como raças diversas em 1946. Sua farta pelagem e conformação apropriada ao show o tornaram um cão de grande sucesso nas exposições de beleza. Também diferem no temperamento, sendo mais sossegado que os seus "primos". Mesmo assim, o Cocker inglês é considerado mais ágil, brincalhão e atencioso, com uma beleza que o americano não tem.
                                                     Galeria de fotos cocker spaniel inglês











































Galeria de fotos Cocker Spaniel Americano

































Nenhum comentário:

Postar um comentário