Terrier-Diversas-Histórias das Raças


Raça Fox Terrier


O Fox Terrier é uma raça de cão médio-pequeno, originária da Inglaterra.
O tamanho do macho varia entre 37 e 40 cm e pesa geralmente oito quilos. A fêmea é ligeiramente mais baixa e pesa aproximadamente sete quilos.
O Fox Terrier é um cão forte, inteligente, teimoso, persistente, destemido, ativo, afetuoso e, acima de tudo, muito amigo e protetor de seu dono. Apesar de muito amigo do dono, isso não significa que seja um cão de um dono só, pois integra-se muito bem com a família toda, acatando melhor as ordens de quem lhe impõe disciplina e as regras de quem lhe dá carinho.
É um cão com tendência para a guarda e a defesa. Como possui enorme energia, é quase impossível que ele consiga ficar parado cinco minutos seguidos. É indicado para uma família com tempo para o exercitar, passear e brincar, pois é um forte desportista. Se for deixado muito tempo sozinho pode tornar-se destrutivo, estressado e muito barulhento.
São cães muito inteligentes, sensíveis e muito equilibrados, tendo uma personalidade muito hierárquica, tornando a convivência com outros cães muito complicada, com possibilidade da ocorrência de brigas. É um cão que aprende muito depressa, mas prefere, na maior parte das vezes, fazer à sua maneira. Na sua educação, o dono tem de ter pulso firme, pois em caso contrário o cão só vai obedecer para ser recompensado.
Quanto à saúde, como a maior parte dos terriers, o Fox Terrier é um cão muito resistente, não tendo muita tendência a adoecer. Por ser um cão resistente, muitos de sua raça chegam a passar dos 15 anos de idade, alguns chegando até mesmo aos 20.

Algumas raças de Terrier

Yorkshire terrie
País de origem Inglaterra

 também chamada york e yorkie, é uma raça canina de pequeno porte do grupo dos terriers. De acordo com a Federação Cinológica Internacional, é a raça de padrão 86, inserida no grupo 3, pertencente à seção 4. Inicialmente criada para ser rateira, seus criadores perceberam de cedo o potencial para uma bem sucedida raça de companhia. Após cruzamentos específicos, o padrão de tamanho, beleza e comportamento foi atingido, o que o tornou um animal popular em poucos anos.
Seu físico é descrito como diminuto e proporcional, de pelagem macia, lisa e comprida, o que lembra o cabelo humano. Sua coloração é difícil de ser obtida, o que o torna ainda mais interessante. Sua personalidade, descrita por alguns como grande para seu tamanho, é classificada como destemida, carinhosa, afetuosa, versátil e independente, o que atraiu a atenção dos lares do mundo inteiro, fazendo do yorkshire o cão miniatura mais popular de todos. Inteligente, é também o número um no grupo dos terriers em lista elaborada, que divide a inteligência canina em ranking.
Presente na cultura humana desde o seu surgimento como raça canina, foi o cão favorito na Inglaterra, o primeiro campeão nos Estados Unidos em exibição de raças, o preferido no Brasil por dez anos seguidos e o terceiro cão mais popular em Portugal. O menor de todos os terriers tem como destacados exemplares um campeão de pistas e um soldado da Segunda Guerra Mundial.


Terrier brasileiro
é uma raça canina oriunda do Brasil,
do tipo terrier de porte médio para pequeno. É também conhecida como fox paulistinha. De acordo com algumas teorias, estes caninos seriam descendentes dos jack russells, levados ao país sul-americano no século XIX, para viverem junto às famílias em fazendas; segundo outras, eles teriam como ancestrais os fox terriers, levados à nação brasileira pelos holandeses e pelos portugueses no início da colonização ; segundo Marina Vicari, grande criadora da raça, ela é "apologista de que devemos isto [o desenvolvimento da raça] em especial à Família Junqueira, que também é conhecida como "formadora" do cavalo da raça Mangalarga Marchador. Fisicamente, é um canino que pode chegar a pesar um máximo de 10 kg e medir 40 cm na altura da cernelha.


A fox terrier de pelo duro-fox terrier (wire)

é uma raça considerada de adestramento difícil, devido a sua personalidade voluntariosa e pelo gosto de morder. No início, era considerado terrier todo cão que caçasse raposas. De um cruzamento seletivo, resultou o fox de pêlo duro, musculoso, cheio de energia, mas um pouco compulsivo. Semelhante ao seu parente de pelo liso, é visto como um bom animal para o campo, já que também gosta de cavar. Segundo dados encontrados, esta raça surgiu um pouco depois do fox de pelagem lisa, em 1870.



Cairn Terrier
Pais de Origem Escocia
 é uma raça de cães antes chamados de skyes terriers de pelo curto. Considerado dócil, apesar de ousado, e que não requer muitos cuidados, seu nome atual foi inspirado em sua função de afugentar pragas e presas escondidas nas pilhas de pedras denominadas cairns. Classificados comos animais alegres, travessos e autoritários, adaptam-se facilmente a famílias que vivem tanto no campo quanto na cidade e cujos membros sejam ativos. De pelagem dupla, dura, felpuda e de cores variadas, tem o corpo quadrado e robusto. Com predileção por latir, é um cão de fácil adestramento, apesar de precisar ser supervisionado em um primeiro contato com uma criança. Entre os cães mais famosos desta raça está Totó, companheiro de Dorothy em O Mágico de Oz.

Silky terrier
Pais de Origem Australia
sendo fisicamente parecido com o yorkshire terrier. Historicamente, essa raça foi "fabricada" ao que numerosos yorkshires chegaram à Austrália em 1800. Cruzados com os terriers australianos, o objetivo era o de encontrar um animal cuja pelagem detivesse uma melhor coloração. Ao que foi possível distinguir essa terceira raça, estes novos exemplares foram cruzados entre si para estabelecer um padrão. O silky, apesar do tamanho, é visto como um autêntico terrier: é um caçador de roedores eficiente, de temperamento amigável e companheiro.

O Rat Terrier
Pais de Origem USA
é uma raça de cão de caça, e é uma das raças que compartilham ascendência com as raças resistêntes e pequenas, conhecidas como "feists". Várias associações privadas têm mantido registros de Rat Terriers há algumas décadas, mas recentemente tem havido movimentos para obter o reconhecimento da raça pelas organizações caninas. Era comum na América na agricultura familiar em 1920 e 30, que são geralmente considerados uma raça rara. Hoje Rat Terrier é um cão inteligente, ativo, carismático como ajudante de casa, caçador de animais nocivos e um animal de estimação da família.

A soft coated wheaten terrier
País de origem Irlanda
foi uma das raças prediletas dos camponeses europeus no século XVII, usada posteriormente para caça, pastoreio e guarda. Este cão é considerado o terrier mais dócil e menos agressivo de todos, embora tenha gosto por perseguir pequenos animais. De adestramento considerado moderado, é popular nas casas da América do Norte. Chegando a atingir 21 kg, costumam ter até dez filhotes por ninhada, o que lhe garante uma população numerosa.



Paisley Terrier
Pais de origem Grâ-Bretanha
O Paisley Terrier foi criado principalmente como um cão de estimação e amostra do Skye Terrier, e foi o progenitor do atual Yorkshire Terrier. A raça foi chamada de Paisley Terrier pois a maioria dos cães vieram do mesmo local, mas foi também chamada de Clydesdale Terrier, para outra localidade no vale de Clyde, onde os cães foram criados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário